AMIGOS DO PROFESSOR ZÉ WILSON

sexta-feira, 19 de junho de 2009

MANDELA: HOMEM OU MITO?

RESUMO

Quase todos os sonhos são possíveis, se buscados com muita força e garra. Foi o que aconteceu na história da África do Sul. Após muitas lutas e derramamento de sangue, o país sul africano conseguiu sua independência, imortalizando algumas das pessoas que lutaram e deram seu sangue, suor e lágrimas na busca pela independência.

Palavras-chave: África; Sonho; Luta; Liberdade.

ABSTRACT

Almost all the dreams are possible, if searched with much force and drift. It was what it happened in the history of Africa of the South. After many fights and spilling of blood, the African south country obtained its independence, immortalizing some of the people who had fought and given its blood, sweat and tears in the search for independence.

Key words: Africa; Dream; Fight; Freedom.

1 INTRODUÇÃO

A história da África, enquanto continente, países, tribos, povos, nações, grupos, pessoas, costumes e tradições, sempre despertou no mundo ocidental, além de certo interesse, fascínio e curiosidade, interrogações que ainda buscamos respostas.
Toda luta de seu povo sempre esteve muito presente, muito viva, mas a história da África do Sul, em particular, desperta muita curiosidade e perguntas, principalmente a partir do final da II Guerra Mundial.
Os holandeses chegaram à África do Sul em 1652, através da Companhia das Índias Orientais, que se instalam permanentemente na região. Podemos questionar a presença dos holandeses, lembrando que esses
“primeiros colonizadores brancos levavam suas vidas em pequenas fazendas na Cidade do Cabo, onde se alimentavam de carne e bebiam vinho. As colônias se espalharam pelas montanhas e chegaram rapidamente aos pastos secos do interior. Com isso, aconteceu uma mudança relacionada à percepção que cada grupo tinha de si mesmo: os colonizadores decidiram se diferenciar de seus irmãos da Holanda e se autodenominaram Boers (palavra que significa fazendeiros) ou Afrikaaners (africanos). As mortes começaram a acontecer quando os “novos” colonizadores decidiram tomar o que bem entendessem, matando os adultos dos grupos Khoikhoi e fazendo de seus filhos serventes domésticos.
Já no século XVIII, “quando os holandeses fecharam a Companhia das Índias em 1795, as forças inglesas tomaram o controle da região do Cabo. Os britânicos devolveram o poder aos holandeses no breve período de 1803 a 1806, mas depois resolveram tomá-lo novamente. Uma das primeiras iniciativas do governo foi atacar o povo Xhosa, que estava enraizado dentro das áreas dos colonizadores brancos. Quando o coronel britânico John Graham seguiu as instruções de incitar ‘um grau apropriado de terror’ no povoado Xhosa e expulsá-lo de lá, ele foi homenageado em 1812 com uma nova cidade, chamada de Grahamstown”.
Durante todo o século XIX houveram muitas batalhas e guerras, principalmente entre os Boers e ingleses, pela domínio das melhores áreas. Isso não quer dizer que os povos sul-africanos aceitaram comodamente a situação, pois se envolveram em diversas batalhas contra os “colonizadores”.
Já no século XX, “o território sul-africano foi completamente dominado e os Boers e os britânicos conseguiram se conciliar”.
Foi exatamente nesse início de século que os brancos começam a se preocupar, pois se depararam com uma mudança demográfica dos negros:
“de pequena minoria nos centros urbanos na época da União, os negros passaram a ser maioria em todas as cidades principais por 40 anos. Os negros foram completamente privados dos seus direitos quando foram expulsos dos sindicatos políticos e comerciais”.
Com as eleições de 1948, surge um novo mundo na velha Mãe África, pois os vencedores criaram o apartheid, ou “separação”. Com esta posição política novas leis acabaram surgindo, separando cada vez mais os brancos dos negros, que foram “forçados a se sentar em bancos públicos separados, usar entradas de prédios diferentes e ter seus próprios banheiros públicos”.
Através do decreto Mixed Marriages Act proibiu-se o “casamento entre negros e brancos. O decreto mais cruel de todos foi o Popular Registration Act, de 1950, que exigia registros de acordo com as classificações raciais. Os negros eram obrigados a carregar um passe permanentemente, impedindo-os de entrar nas cidades. Mais adiante, um grande número de negros foi enviado a áreas chamadas de townships - áreas de segregação racial e grande pobreza, que quanto mais longe dos olhos dos brancos, melhor. Por 30 anos, o Partido Nacional batalhou para manter o sistema de apartheid, que pregava a censura aos meios de comunicação e a falta de liberdade de expressão. O índice de violência estava aumentando, bem como o número de protestos no país. A África do Sul se transformou em assunto de discussão internacional”.
Nos anos 60 e 70 do século passado, a resistência e as lutas por libertação acabam se intensificando e surgem duas personagens que intrigam até os dias de hoje a imaginação de todos aqueles que porventura iniciam-se no estudo desse período: o jovem Steve Biko e o já líder Nelson Mandela.
Nos anos 70, o jovem líder popular Steve Biko, fundador do Movimento da Consciência Negra, “fez um discurso para estudantes negros e brancos, com a intenção de aumentar o orgulho negro e divulgar o movimento”. Como havia sido proibido pelo governo de fazer pronunciamentos ou mesmo se deslocar para outras cidades, Biko foi preso e após vários interrogatórios foi mantido na prisão, sendo espancado até a morte, no dia 12 de setembro de 1977, em sua cela, deixando “um legado muito maior do que esperava.”
Entendemos com isso que muitos dos líderes dos povos sula africanos, como Biko acabaram sendo perseguidos e mortos ao longo do caminho. BiKo era apenas o líder de alguns, mas a vingança dos invasores foi implacável e impiedosa.
Podemos destacar ainda
“outro momento horrível da história sul-africana que aconteceu em 1976, quando crianças de um colégio em Soweto foram às ruas para protestar contra a imposição de que Afrikaans fosse seu idioma oficial. Centenas de crianças foram mortas por policiais que atiraram e mais de 600 negros morreram por protestarem contra a chacina”.
Nesse momento, outro grande líder, Nelson Mandela, “que na época já estava há nove anos na prisão, tornou-se um herói do movimento”. Ele havia sido preso em 1965 e só foi libertado em 1990, sob o governo de Fredérick W. de Klerk, 25 anos após sua prisão.
Juntamente com outros líderes, como o Arcebispo Desmond Tutu trabalharam incessantemente por uma solução pacífica e para a realização de eleições livres, que aconteceram em 1994.
O que aconteceu durante todo esse período é uma incógnita, pois preso, Nelson Mandela continuava exportando seus ideais de liberdade e sonhos por um novo mundo. O mundo o conhecia e aplaudia suas ações. A vingança e violência do “dominador” inglês não foi nem implacável nem impiedosa. Por que?
Seria pelo fato de Mandela ser tão conhecido e divulgado pela imprensa mundial? O que houve? Os ingleses tiveram medo? De quem?
Não tenho respostas, apenas sabemos que em 1994, “realizadas as eleições diretas, um movimento emocionante que gerou quilômetros de filas de pessoas que queriam fazer a diferença, Nelson Mandela, o homem que tornou-se mito, fora eleito presidente pela grande maioria dos votos, para , durante cinco anos governar e dirigir os destinos de seu país, a áfrica do Sul.
Nas eleições que se seguiram, o vitorioso foi o próprio Vice de Mandela, Thabo Mbeki, para dois mandatos consecutivos, em 1999 e em 2004. Acreditamos que nestes dez anos de liberdade muita coisa já foi feita para alcançar a liberdade e o progresso, mas muito ainda precisa ser feito para acabar com a situação de pobreza e miséria em que se encontram muitos povos sula africanos.
O apartheid ficou para a história ou ainda vai ser história, o que já é uma outra história..

2 REFERÊNCIAS

PEDRO, Antônio; LIMA, Lizânias de Souza. História da civilização Ocidental: ensino Médio. vol. un. São Paulo: FTD, 2004. (Coleção Delta)

SCHMIDT, Mário Furley. Nova História Crítica: ensino médio. vol. un. 1 ed. São Paulo: Nova Geração, 2005.

SILVA, Antônio César da; WEIDUSCHAT, Íris; TAFNER, José. Metodologia do Trabalho Acadêmico. Indaial: Editora Asselvi, 2005.

http://www.africadosul.org.br/historia.asp - Acesso em 28/03/2006.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Steve_Biko - Acesso em 28/03/2006.

http://translate.google.com/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://africanhistory.about.com/library/biographies/blbio-stevebiko.htm&prev=/search%3Fq%3DSteve%2BBiko%26hl%3Dpt-BR%26lr%3D - Acesso em 28/03/2006.

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