AMIGOS DO PROFESSOR ZÉ WILSON

sexta-feira, 19 de junho de 2009

EDUCAÇÃO OPRESSORA

A educação proposta pelo atual sistema de ensino apenas divulga as idéias da elite, da burguesia.
É uma educação alienante e opressora. Os professores, na sua grande maioria, apenas repassam o conteúdo sem ter consciência de que, com seu trabalho podem transformar uma realidade.
A educação opressora se dá de diversos modos, não se valorizando as condições sociais, econômicas e culturais da cada aluno. não se alterna a forma de trabalho do professor, tudo é repetitivo ( materiais didáticos, palavras, gestos, etc. ).
Pensa-se que a escola é algo isolado do mundo, onde se condicionam os mais diversos tipos de pessoas as suas normas, que são ditadas pôr uma minoria, com punições para quem não se condiciona as tais.
Tudo aquilo que sai de dentro da criança, que é próprio de si, é repreendido; não podem criar, apenas aceitar o que uma minoria passa e que apenas repercute o tradicional, o conservador, o arcaico.
As que entram no atual sistema de ensino têm que passar por tudo isso, para serem “alguma coisa na vida”. Pior para aqueles que não tem acesso a nenhum tipo de sistema educacional, os marginalizados, os excluídos, de um sistema corrupto e frágil, que com organizações fortes seria facilmente destruído.
Deveríamos nos preocupar menos com sistemas educacionais e mais com educação propriamente dita; educação libertária, que tirasse o sujeito da caverna e o pusesse realmente à frente da luz, a luz do conhecimento.
Deveríamos trabalhar o aluno e seu conhecimento, sua criatividade, como alternativa de uma sociedade diferente, livre de toda opressão, sem diferenciações econômicas, sociais e culturais, mas respeitando as particularidades individuais de cada sujeito dentro da sociedade.
Que cada aula dada fosse diferente, que chamasse a atenção do alunado e do professor; que não se repetisse os hábitos normais, que a cada segundo fosse uma nova surpresa.
Todos devem participar ativamente da vida escolar: comunidade, pais, poder público constituído, etc.; e a escola deve estar e fazer parte da vida da comunidade. não pode ser algo separado, “outro mundo”.
As normas, regras de funcionamento, devem ser formuladas com a presença de todos ( tanto da comunidade escolar como da não escolar ).
Valorizando o lúdico da criança, o conhecimento popular, a fantasia, a imaginação, teremos um sujeito crítico construtivo, possibilitando dessa forma construir uma sociedade justa e fraterna; uma sociedade de iguais, cada um com seu modo de vida, onde não haja excluídos nem oprimidos, onde todos possamos participar, cada um com sua capacidade.
Tudo isso só será capaz quando não mais existir um controle social na educação e sim, uma educação completa, humanizada, transformadora; uma educação libertária.

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