AMIGOS DO PROFESSOR ZÉ WILSON

sexta-feira, 19 de junho de 2009

História da África pré-colonial e dos africanos no Brasil

Quando nos referimos a história da África, de africanos ou de afro-descendentes, tudo nos leva a imaginar como era ou é este belo e maravilhoso continente, mas, muitas vezes nos equivocamos ao pensá-lo como um todo, como um único bloco, como se todos tivessem a mesma cultura, o mesmo modo de vida, a mesma religião; como se todos fossem um povo desprovido de conhecimento, ou seja, um povo sem características próprias, imaginados pelos europeus, com seu olhar de “superiores”.

Ao olharmos para a África e a estudarmos, temos que nos distanciarmos ao máximo das nossas convicções, e para isso precisamos de um olhar muito acurado, vendo o outro de forma a me ver no outro, considerando o que é importante e relevante, num estudo sobre esse continente.

Ao nos perguntarmos o que é importante considerar nas pesquisas referentes à história das populações africanas no Brasil, precisamos levar em conta o legado de pertencer a um povo, nação, grupo, tribo ou clã que tem suas raízes no continente africano. Mas como redefinir, incluir e aprofundar o estudo sobre a multiculturalidade, para a afirmação das populações afro-descendentes, mostrando que temos uma história tão importante quanto a de outros povos que são estudados e narrados em nossos livros, como os heróis do “Novo Mundo”?

Precisamos compreender os fragmentos da história dos afro-descendentes na diáspora africana, afirmando elementos que os dignifiquem, excluem e incluem, mostrando a resistências destes povos e comunidades, fortalecendo e enriquecendo os conteúdos ministrados no ensino escolar. Não poderemos apenas nos basear ou nos situarmos, que a partir de agora, temos que “trabalhar” a história da África e de afro-descendentes em algumas disciplinas da matriz curricular. Temos que termos claro, que a situação sócio-econômica e cultural da África atual, é o cenário de grandes e violentas guerras, que extrapolaram os séculos, desde a situação pré-colonial, sua organização entre os vários povos, reinos, tribos, comunidade e clãs, até o instante em que foram invadidos por outros povos, principalmente europeus, que tentaram ditar suas regras e modos de vida.

O tráfico negreiro provocou na população uma ruptura dramática, pois cessam o crescimento das produções materiais dessas sociedades ao mesmo tempo que surgem “reis” que controlam e que capturam pessoas para o comércio, incentivado pelos compradores europeus, que se torna rico e centralizador das riquezas e comercializador de escravos. Quanto a colonização européia, que agora não pretende eliminar ou escravizar esse povos, tenta subverter as culturas africanas, com seu modo de pensar e agir, além, da passagem violenta e sangrenta para a independência dos estados africanos. Como conseqüências, todo o continente africano sofre sanções e o exílio das grandes decisões globalizadas.

Para entendermos a história das populações africanas e afro-descendentes no Brasil, para valorizarmos e vermos que é importante o estudo das comunidades de afro-descendentes, precisamos levar em conta a composição dos grupos populacionais que formam ou formaram a parte ocidental da África. Precisamos conhecer a história dos grandes reinos africanos, pois é fundamental para entender a origem e a força deste povo.

Precisamos conhecer a arte, os ritos, os mitos, as línguas, as características geográficas e econômicas, a forma de organização social, em reinos, comunidades, tribos, clãs, etc. Precisamos conhecer a religiosidade deste povo, tão rica, que muitas vezes, em nosso continente, numa forma de sobrevivência, teve que mesclar-se com elementos de outros povos, sejam eles cristãos, pertencentes a religiosidade européia ou mesmo com as religiões de matriz sacralizadora da natureza, como no caso dos indígenas.

As relações que edificam a cultura de cada povo, reino, tribo, comunidade, clã, a organização social e cultural, religiosa e geográfica, política e econômica, a forma de ver a natureza e relacionar-se com ela, são elementos indispensáveis para a compreensão e mesmo o “resgate” (se é que é possível resgatar alguma coisa) da identidade do povo africano, em particular, no reconhecimento da afro-descendência no Brasil.

Temos que considerar que o Brasil é o segundo maior país com uma representação populacional negra, só perdendo para a Nigéria, que está em primeiro lugar, como um país autenticamente negro. A imagem de afro-descendência está presente no cotidiano de nossa vida, pois somos aproximadamente 60 milhões que possuímos uma relação de parentesco com África, podendo encontrar traços em cada um de nós, em nossos ancestrais e parentes.

Para estudarmos e compreendermos a história de África e afro-descendentes, precisamos nos libertar de todas as amarras que ainda nos prendem, precisamos deixar todo tipo de conceito ou preconceito de lado, mudar o olhar que temos de África, pois, “as pessoas nascidas na África” ao chegarem nos portos brasileiros, trazem consigo suas crenças, valores e costumes, seu modo de comportar-se, bem como suas práticas e conceitos a cerca deles próprios e do novo mundo, o que é diferente das pessoas que nasceram no Brasil, os afro-descendentes.

Precisamos, para compreendermos a história de África, entendermos o contexto africano, para aqueles que são trazidos para a América, pois não basta estudarmos somente o contexto americano, brasileiro.

Estes povos, ainda hoje, lutam pela liberdade, a independência de seus territórios pré-coloniais e a dignidade racial ou étnica, como queiram, que o imperialismo, o colonialismo e o racismo lhes arrancaram ao longo dos séculos passados.

15 comentários:

  1. verdade!!!!!!!!!!!!concodo...

    ResponderExcluir
  2. foi muito util para minha prova...
    tirei 9,5!!!!

    ResponderExcluir
  3. devia separar mais pra organizar melhor ,é dificil procurar o q agente precisa no meio disso tudo sem nenhuma separaçao.

    ResponderExcluir
  4. eu achei muito confuso,podia ter imagens.

    ResponderExcluir
  5. q merda, separa as coisas!

    ResponderExcluir
  6. O texto está claramente explicado de forma bastante interessante. Gostei. Infelizmente ainda existem pessoas que só sabem ler "gibis" e criticam um texto inteligente e importante, que nos possibilita entender parte da nossa cultura.

    ResponderExcluir
  7. eu achei muito confuso depois de amanhã eu vou ter prova e eu estou torcendo para tirar nota 10

    me desculpe mais eu achei muito confuso mais eu achei legal.

    ResponderExcluir
  8. Concordooo !!! Se vcs nao gostaram vão procurar em outro lugar !

    ResponderExcluir
  9. To fazendo trabalho para amanha sobre isso, nao ficou muito bom para se usar em um trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exatamente eu tbm mais nao achei nada que preciso

      Excluir
  10. esse texto nao vale nada e uma merda

    ResponderExcluir
  11. Achei que o texto é bom, mas não fala quase nada sobre a África pré colonial, só fala por que temos que aprender sobre a África e isso não me ajuda em nada.

    ResponderExcluir
  12. Não consigo entender nada desse texto

    ResponderExcluir