AMIGOS DO PROFESSOR ZÉ WILSON

sexta-feira, 19 de junho de 2009

CLUBE DA ÁRVORE VERDE ESPERANÇA

Trabalhos sobre o pau-brasil apresentados pelos alunos da 5ª série da EEb. Manoel Pereira de Medeiros, de Urupema, no ano 2000.

PAU-BRASIL - VAMOS PRESERVAR A NOSSA HISTÓRIA

Pau-brasil. Quem podia imaginar, uma árvore dar nome a um país. Há 500 anos tudo que se plantava dava, hoje não podemos dizer o mesmo. A minoria do que a gente planta dá.
Estou escrevendo esta história para dizer que é melhor preservar o pau-brasil do que desmatar, pois hoje existem muito poucos na terra chamada Brasil.
O pau-brasil é muito resistente a umidade, por isso era usado na construção de navios, em obras que funcionavam com a força da água e na fabricação de caixas de violino.
O pau-brasil encontrava-se em toda a Mata Atlântica, estendendo-se do Rio Grande do Norte ao Rio de Janeiro.
A exploração da madeira era feita de forma errada, pois só retiravam as árvores e não plantavam outras. Isso fez com que acabassem com o pau-brasil.
Os índios ajudavam na derrubada das árvores e no transporte de madeira até os navios, em troca recebiam bugigangas (objetos sem muito valor), ferramentas como facas e machados.
Na época colonial retirava-se dessa madeira uma substância corante, vermelha, que servia para a fabricação de tintas. Era um produto de grande valor comercial, pois ainda não faziam tintas em laboratório.
O pau-brasil é uma árvore de crescimento lento, revestida por uma casca grossa e cheia de espinhos.
As flores desta árvore são belíssimas, de cor amarela e vermelhas.
Imaginemos nossas matas, cobertas por essas lindas árvores...
Lutemos para que isso se torne realidade.

Mariana Pagani Vieira Paes


PAU-BRASIL - VAMOS PRESERVAR A NOSSA HISTÓRIA

Uma das únicas riquezas existentes no Brasil foi o Pau-brasil, pela qual os portugueses se interessaram muito.
Havia grande quantidade dessa madeira nas matas do litoral do brasileiro. Na Europa essa madeira poderia ser vendida por um alto valor, porque depois de cozida ela soltava uma tinta vermelha que servia para tingir tecido.
O Pau-brasil foi a primeira riqueza explorada no Brasil, praticamente só ela, rendeu lucros altíssimos para os portugueses e os franceses.
Para os reis, o Pau-brasil, que os índios conheciam como Ibirapitanga, dava bons lucros, pois escravizavam os índios que não entendiam nada sobre negócios, dando bugigangas, espelhos, pentes, chapéus, etc.. E em troca conseguiam o Pau-brasil cortado e pronto para viajar para a Europa.
Hoje você tem que procurar muito para encontrar o Pau-brasil. Você só irá encontrar em algumas reservas da Mata Atlântica, em Museus de História Natural ou Hortas Florestais.

Luan Carlos Souza Muniz


PAU-BRASIL - VAMOS PRESERVAR A NOSSA HISTÓRIA

Há muitos anos passados tínhamos uma grande riqueza espalha por campos, montanhas e vargens. Pena que essa fortuna foi levada por quem não era dono, estrangeiros gananciosos, interesseiros, que só pensavam em seus próprios interesses.
Com certeza, se o Pau-brasil tivesse sido preservado, hoje a nossa história seria outra. Quem sabe o Brasil não tivesse tantas dívidas?
Se essa madeira tivesse sido usada em nosso benefício e de forma consciente, sem devastar as florestas e sem extinguir a madeira, o Brasil poderia ser um país rico, já que dispomos de grandes riquezas.
Temos a infelicidade de continuar sendo explorados por multinacionais. Precisamos acordar e lutar por nossos direitos para evitar que amanhã sejamos dos países ricos e dominados por completo.

Ana Carla Medeiros


PAU-BRASIL - VAMOS PRESERVAR A NOSSA HISTÓRIA

O Pau-brasil é uma árvore muito antiga. Antes dos portugueses aqui chegarem haviam milhares dessas árvores.
Quando os portugueses chegaram no Brasil viram que era um grande negócio e começaram a cortar e a vender para o exterior. O Pau-brasil serve para fabricar móveis e também cozinhando ela possui uma tinta vermelha que servia para tingir tecidos. Assim eles ficaram muito ricos, mas com o tempo teve pessoas que impediram as vendas da madeira Pau-brasil.
Como tinha muito Pau-brasil, eles deram para o nosso país o nome de Brasil.
Graças a algumas pessoas, estão replantando a árvore Pau-brasil, pois já estava quase extinta. Pois agora devemos cuidar do Pau-brasil para que todo brasileiro conheça e não venha a acontecer o que houve com os nossos antepassados.

Joana Márcia Amarante de Souza


PAU-BRASIL - VAMOS PRESERVAR A NOSSA HISTÓRIA

O Pau-brasil foi comercializado sob controle dos reis, quando já era uma madeira praticamente extinta. Com o Brasil "independente" de Portugal o corte e a venda da madeira eram feitos com o objetivo de pagar parte da dívida externa.
Temos muito que preservar o Pau-brasil, porque caso contrário iremos ficar sem essa madeira.
O Pau-brasil é uma madeira muito importante e por isso os portugueses pegaram daqui do Brasil para levar para Portugal e vendiam para os comerciantes. Ganhavam muito dinheiro, assim Portugal ficava cada vez mais rico e o Brasil ficava mais pobre.
O Brasil perto de Portugal era muito pobre. Os portugueses roubaram o Brasil.
Vamos preservar o pau-brasil.

Mariani Arruda da Silva


PAU-BRASIL - VAMOS PRESERVAR A NOSSA HISTÓRIA

Uma das únicas riquezas existentes no Brasil pela qual os portugueses se interessaram desde o começo foi o Pau-brasil, uma árvore que os índios conheciam pelo nome de Ibirapitanga. Havia grande quantidade dessa madeira nas matas do litoral.
Na Europa tal madeira poderia ser vendida por bom preço, pois quando cozida, ela soltava uma tinta vermelha, que por sua vez poderia ser utilizada na tintura de tecidos.
O pau-brasil, como vemos era uma matéria-prima e a tinta extraída dessa madeira era um produto importante para as manufaturas européias.
Desde o início os reis portugueses monopolizaram a extração do pau-brasil. Porém, alguns comerciantes foram autorizados pelos governantes a retirar a madeira na colônia brasileira. Em geral essa autorização era dada, desde que esses comerciantes pagassem pelo direito de exploração.
Fernando de Noronha, rico comerciante, foi um dos primeiros a buscar pau-brasil em nossa terra. Outros mercadores, principalmente judeus, também se beneficiaram do monopólio real, antes de 1530.
Para os reis, o pau-brasil dava bons lucros, pois nada precisavam gastar para extraí-lo, ganhando assim dinheiro com o arrendamento. Os comerciantes além de pagarem pelo direito de exploração, deviam gastar com os barcos, com a tripulação e com mantimentos para a longa viagem de Portugal ao Brasil. Se os comerciantes tinham tantos gastos, porque mesmo assim eles vieram extrair o pau-brasil?
A resposta está na forma como conseguiam a madeira em nossa terra. É verdade que os comerciantes gastavam, mas também tinham grandes lucros porque conseguiam o pau-brasil praticamente de graça.
Sabendo que os índios desconheciam o valor do dinheiro e da mercadoria pau-brasil, ofereciam-lhes espelhos, chapéus, outros objetos sem nenhum valor, e em troca conseguiam a madeira já cortada e pronta para ser levada para a Europa. Os índios até mesmo carregavam as toras de pau-brasil para dentro dos barcos.
Não gastando quase nada com aquisição da madeira, mesmo tendo gastos com a viagem e pagando para os reis, tinham muito lucro, pois vendiam caro o pau-brasil na Europa.
O pau-brasil era abundante em todo litoral do nosso país. Hoje é uma árvore em extinção.

Maicon Godinho

PAU-BRASIL - VAMOS PRESERVAR A NOSSA HISTÓRIA

Pau-Brasil, a madeira que deu origem ao nome do nosso país, Brasil, um nome bom de se dizer.
O pau-brasil foi uma das primeiras riquezas que tínhamos aqui em nosso país. Hoje em dia a madeira pau-brasil está em extinção como outras madeiras, graças ao homem que fez isso ser assim.
A opção deles era ficar ricos, mas não foi possível, pois eles levaram nossas riquezas para outros países, outros lugares.
O pau-brasil é a raiz do nome do nosso país. É a árvore mais famosa das árvores. Que pena que está em extinção. É como se diz, a fama pode levar o país a morte. Por que isso? Por que depois da árvore estar em extinção é que o homem foi ver que estava fazendo uma coisa errada?
Mas isso não ocorre somente com árvores. Com animais também ocorre.
O pau-brasil é a árvore que tem e dá as raízes da nossa história.

Ezequiel Barbosa da Silva

2 comentários:

  1. Oh q agnte nao encontra nessa internet neh?! Adorei Wilson...Ate bateu uma saudade daquela turma.

    ResponderExcluir
  2. Salve...
    Que bom que a gente sempre se encontra.
    Paz e luz sempre...

    ResponderExcluir