AMIGOS DO PROFESSOR ZÉ WILSON

segunda-feira, 6 de junho de 2011

6 de junho de 2011 | N° 9192
EDUCAÇÃO
Duas reuniões decisivas hoje
Governo deve anunciar pela manhã se aceita contraproposta. À tarde, reúne-se com o Sinte
A decisão do governo do Estado sobre a contraproposta apresentada na sexta-feira pelos professores da rede estadual – que completam hoje 20 dias de greve – deve ser anunciada na manhã desta segunda-feira.

O Sindicado dos Trabalhadores da Educação em SC (Sinte) pediu a manutenção da regência de classe de 25% ou 40% sobre o salário base. Após passar o fim de semana com a área técnica fazendo simulações sobre o impacto do aumento nas contas do governo, o secretário-adjunto da Educação, Eduardo Deschamps, irá entregar um relatório ao governador Raimundo Colombo e ao secretário Marco Tebaldi, que farão o anúncio.

– Sabemos da aflição de todos – disse Deschamps, que, até o fim da noite de ontem, não adiantou a provável decisão.

Os professores estaduais entraram em greve no último dia 18 pedindo o pagamento do piso nacional do magistério. O diálogo foi retomado na última semana quando o governo apresentou nova proposta, rebatida pelo Sinte. Uma nova reunião entre as partes deve acontecer hoje.

Segundo a coordenadora do Sinte, Alvete Bedin, após a reunião vão acontecer assembleias regionais na terça e um grande encontro estadual na quinta para decidir sobre a greve.

Retrospectiva
- Em 18 de maio, professores entraram em greve pedindo o pagamento do piso nacional do magistério, aprovado em 2008, e julgado procedente pelo Supremo Tribunal Federal, em abril deste ano.
- Em 23 de maio, professores rejeitam proposta do governo, que concorda em pagar o piso, porém não respeitava a
progressão de carreira do magistério,
- No dia 2 de junho, diálogo é retomado com nova proposta do governo. Agora há a garantia do aumento para todos os professores. Mas reduz o percentual da regência de classe para 15%.
- No dia 3 de junho, última sexta-feira, Sinte apresentou contraproposta pedindo a manutenção da regência de classe de 25% ou 40% sobre o salário.

http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default2.jsp?uf=2&local=18&source=a3338686.xml&template=3898.dwt&edition=17266§ion=213 - Acesso em 06/06/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário