AMIGOS DO PROFESSOR ZÉ WILSON

terça-feira, 19 de julho de 2011

Terceirização da merenda escolar: professores improvisam cozinha no banheiro

Professores preparam suas refeições em um banheiro em construção porque estão proibidos de entrar na cozinha.

O governador Raimundo Colombo já disse que quer acabar com a terceirização da merenda nas escolas estaduais de Santa Catarina.

E se isso realmente ocorrer, acabará também o drama de professores de uma pequena cidade da região serrana.

Quando foi inaugurada a readequação da cozinha comunitária da Escola de Educação Básica Manoel Pereira de Medeiros, em Urupema, em março de 2008, professores e alunos utilizavam o espaço para as refeições diárias.

A cozinha, semi-industrial, foi construída para sediar o Programa de Educação Ambiental e Alimentar (Ambial), e poderia ser utilizada também para a realização de cursos gratuitos junto à comunidade urupemense, de 2,5 mil moradores.

Mas com a terceirização da merenda escolar, desde agosto do ano passado os professores perderam o direito à merenda e ao uso da estrutura.

Assim, como alguns são de Lages, a 50 quilômetros de Urupema, e passam o dia todo na escola, eles passaram a improvisar a sua própria cozinha em um banheiro em construção.

Os profissionais alegam que os R$ 6 por dia de vale-alimentação, ou vale-coxinha, como muitos deles dizem, não são suficientes para que possam comer três vezes por dia em restaurantes. Assim, levam comida de casa e preparam suas refeições no banheiro inacabado.

Uma “vaquinha” foi feita para comprar um fogão e um botijão de gás e uma geladeira foi emprestada para incrementar o inusitado espaço.

Andréia Berlanda Aguiar (língua portuguesa), Angela Maria Almeida (ciências e matemática), Inês Andréia Andrade (geografia), José Wilson do Prado (história, ensino religioso, filosofia e sociologia) e Vanessa Muniz (história), cinco profissionais que comem no banheiro, desabafam:

_ É desanimador e humilhante. Uma falta de respeito. Não merecemos isso!

Pablo Gomes, Urupema

http://wp.clicrbs.com.br/diariodaserra/?topo=67,2,18,,,67 - Acesso em 19/07/2011.

Um comentário: