AMIGOS DO PROFESSOR ZÉ WILSON

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE

Trabalhos realizados pelo 1º ANO 1, da EEB. Manoel Pereira de Medeiros, de Urupema, SC, sob orientação do Professor José Wilson do Prado, sobre o tema Desenvolvimento e sustentabilidade.

DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO SERRANA

A serra catarinense é a região mais pobre do estado de Santa Catarina. Embora não percebendo os erros diante dos nossos olhos, podemos perceber que a realidade é bem diferente do que imaginamos ou queríamos.
Estamos vivendo na época da ciência, tecnologia, dos robôs, dos computadores, das máquinas substituindo a força de trabalho humana em muitas atividades. As regiões mais bem preparadas para se desenvolver são aqueles que investiram ou investem na educação de sua população, base da formação de mão de obra qualificada (mas dependem de ter universidades que dão acesso para pessoas mais pobres).
Onde está o erro? Nos políticos? Ou na população que os coloca no poder? Há várias respostas que conseguimos obter através de questionamentos. As mudanças terão que começar pelos eleitores, optando pelo melhor candidato que mude realmente a nossa região, não optando pelo voto de protestos ou aqueles que não fazem NADA, mas sempre prometem coisas fora do seu alcance.
Ouvimos diariamente que temos que viver em um mundo e uma vida sustentável, mas nossos hábitos consumistas insaciáveis estão presentes no nosso cotidiano. Aí fica a pergunta: quem consome mais?
Há uma desigualdade muito grande. Enquanto a maioria da população consumia menos alimentos e dispunha de menos tempo para o lazer ou pouco recursos para os estudos dos filhos, uma elite privilegiada tem condições de trocar seus automóveis todos os anos, comprar casas ou apartamentos de luxo, roupas sofisticadas, etc.
Onde está o desenvolvimento sustentável? Muitas pessoas vão embora por falta de incentivo, não tem melhores oportunidades em determinado lugar. Que expectativas vão esperar de um lugar onde a oportunidade é rara? E acabam indo para outros lugares em busca de um emprego seguro onde ganha bem para satisfazer suas necessidades e que haja lugar de trabalhos de acordo com sua profissionalização.
Partes do processo de desenvolvimento são boas, pois melhoram a qualidade de vida dos seres humanos de uma forma ou de outra, como no transporte, comunicação, saúde, etc... Mas isso tem um preço, provavelmente muitas vezes quem paga é a natureza. Acompanhamos no dia a dia o quanto o ser humano está destruindo o meio ambiente. O crescimento das cidades, as indústrias e os veículos estão causando transtornos para o ar, o solo, as águas. O desenvolvimento é necessário, porém, o ser humano precisa respeitar o meio ambiente, pois dependemos para sobreviver neste planeta. Desenvolvimento sustentável significa obter o necessário desenvolvimento econômico, garantindo o equilíbrio ecológico.

VISENTINE, José William, 1950. Geografia crítica: geografia do terceiro mundo, v.4 - São Paulo: Ática, 1996.

Educar.sc.usp.br/biologia/textos/m_a_txt2.html - Acesso em 17/08/2011.

Aline Sbecker Rodrigues
Larissa Ramos da Costa
Larissa Souza Arruda



DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE

Primeiramente a região serrana precisa de mais emprego. Pois assim os jovens não precisariam sair de sua terra, para outras cidades em busca de novas oportunidades. Precisaríamos de mais empresas sustentáveis, ou seja, que dessem emprego com bons salários e não prejudicassem o meio ambiente, pois o meio ambiente garante a qualidade de vida, não apenas na nossa região, mais em todas.
Um exemplo de empresa sustentável é a malharia, porque ela gera bastante emprego e não prejudica o meio ambiente.
A população da nossa região está diminuindo porque as pessoas estão indo embora em busca de novas condições de emprego. Se na nossa região tivesse essas condições, as pessoas ficariam aqui e gerariam riquezas para sua própria região.
Muitas vezes as pessoas não conseguem seguir a profissão desejada, pois a perspectiva é muito baixa. Devemos pensar bem antes de votar e colocar as pessoas no poder, temos que pensar naquilo que elas estão prometendo e fazer com que as promessas ditas sejam cumpridas.
Fazer também com que deem e façam o melhor para nossa cidade, que possamos ter uma cidade sustentável sem o consumo excessivo e desumano da natureza, sempre estimulando mais cursos e empregos aos jovens iniciantes.

Ingrid Cristiani Costa
Ruandra Fagundes Schweitzer
Carla Souza Arruda
Ana Carolina Pereira



DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE

Acredito que há muito pouco desenvolvimento em nossa região, pelo fato de que as pessoas, estão indo se especializar em alguma área, e em outras cidades e não estão voltando para suas cidades de origem.
Bem, nossa região é constituída por vários municípios, alguns deles bem desenvolvidos, e outros não. A sustentabilidade não é bem distribuída, porque cada um faz um pouco, exemplo: Urupema, ganha recursos com os turistas que vem visitar os pontos turísticos, ou seja, a cidade aproveita o frio e investe em pousadas e hotéis. Isso faz com que seja bem desenvolvida. Fazendo com que mais pessoas tenham melhores oportunidades de empregos. Talvez seja por isso, que a nossa região não se desenvolve.
O que precisamos é de empresas para fornecer empregos com bons salários, assim também as pessoas não sairiam do nosso município atrás de empregos melhores.

Carlos Eduardo Zimmermann
Marciano Silva de Oliveira
Natan Oliveira



DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE

Para que o local específico, serra catarinense, se desenvolva, acredito que deverá haver institutos que qualifiquem as pessoas em seu local, onde não saiam. Que hajam empresas que venham se instalar com incentivo de pessoas influentes, que queiram que o município e o estado cresçam.
Onde creio que com esses meios tenham a melhor distribuição de impostos que fique no local. Para que ocorra o crescimento investindo os impostos em benefício da sustentabilidade das pessoas, ocorrendo isso acredito que haverá um instantâneo crescimento do local, tanto econômico quanto populacional, gerando economia.

Dener Souza da Cruz


DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE. O QUE FAZER PARA QUE O PROGRESSO CHEGUE EM NOSSA REGIÃO E MUNICÍPIO?

Para que nosso município aumente cada vez mais, devemos sair de nossas cidades para fazer faculdades, cursos técnicos, entre outros e nos preparar para trazer esse bem para nossa região; porque aqui nos não temos esses recursos .
Tem muitos jovens que saem fazer faculdades pra fora e não voltam, se eles pelo menos voltassem para a cidades em que eles moravam poderiam desenvolver o município com o seu trabalho e sua mão de obra especializada, assim poderiam gerar mais empregos aumentando cada vez mais a sua população, e os jovens não precisariam sair de suas cidades para arranjar empregos.
Se as pessoas saíssem para fazer cursos de gastronomia, atendimento ao público, hotelaria, guia turístico e investir em nosso município poderiam atrair cada vez mais pessoas para conhecer nossas cidades, porque na maioria das vezes os turistas vem e geralmente não acham restaurantes abertos, lugares pra dormirem e muito dificilmente encontram pessoas para mostrar as belezas de nossa serra.

Amanda Sousa de Oliveira
Gabriela Camargo de Souza
Thaís Pereira Pagani de Arruda



DESENVOLVIMENTO E SUSTENTABILIDADE

Poderia ter mais empresas, para que nossas produções ficassem aqui na nossa região. Isso iria gerar mais empregos e muitas pessoas não sairiam do lugar onde vivem em busca de oportunidades.
Deveríamos receber mais incentivos a cada trabalho feito por nós mesmos e em outras atividades.
Os políticos que deveriam ajudar, estamos sendo roubados, mas se eles nos ajudassem administrar o desenvolvimento de tudo, a nossa região mudaria bastante.

Bruno Cardoso Silvano
Bruno Muniz Andrade


domingo, 7 de agosto de 2011

Defenda a liberdade na internet!

DOMINGO, 7 DE AGOSTO DE 2011

Defenda a liberdade na internet!

Na semana que vem, o Congresso poderá votar um projeto de lei que restringiria radicalmente a liberdade da internet no Brasil, criminalizando atividades on-line cotidianas tais como compartilhar músicas e restringir práticas essenciais para blogs. Temos apenas seis dias para barrar a votação.

A pressão da opinião pública derrotou um ataque contra a liberdade da internet em 2009 e nós podemos fazer isso de novo! O projeto de lei tramita neste momento em três comissões da Câmara dos Deputados e esses políticos estão observando atentamente a reação da opinião pública nos dias que antecedem à grande votação. Agora é nossa chance de lançar um protesto nacional e forçá-los a proteger as liberdades da internet.

O Brasil tem mais de 75 milhões de internautas e se nos unirmos nossas vozes poderão ser ensurdecedoras. Envie uma mensagem agora mesmo às lideranças das comissões de Constituição e Justiça, Ciência e Tecnologia e Segurança Pública e depois divulgue a campanha entre seus amigos e familiares em todo o Brasil!



VAMOS TODOS ASSINAR ESSA CAUSA!!!! Clique aqui para assinar

PL 84/99: DIGA NÃO à ditadura digital

Para entender mais sobre o assunto, recomendamos que veja o vídeo abaíxo:



Get your own valid XHTML YouTube embed code
Fonte:

http://www.degracaemaisgostoso.org/liberdade.html#more-74014

http://sofilmacosfenix.blogspot.com/ - Acesso em 07/08/2011